Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

URGENTE: MORAES PEDE QUE PGR ANALISE PRISÃO DE JAIR BOLSONARO

URGENTE: MORAES PEDE QUE PGR ANALISE PRISÃO DE JAIR BOLSONARO


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de manifestação sobre a necessidade de decretar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A solicitação consta de despacho assinado em 18 de março e atende a uma notícia-crime apresentada por dois advogados que acusam o ex-chefe do Executivo de obstrução de Justiça e incitação contra o Estado Democrático de Direito.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Na decisão, Moraes quer saber se Bolsonaro, ao convocar atos públicos em favor da anistia de réus e condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, violou medidas judiciais ou incorreu em crimes como coação no curso do processo. Segundo o despacho, a prisão preventiva poderia ser decretada para “garantir a ordem pública e a instrução processual”.

O ministro também pediu que o Ministério Público Federal avalie se há necessidade de impor medidas cautelares para restringir a atuação política do ex-presidente, com o objetivo de evitar novas convocações de atos considerados antidemocráticos.

A notícia-crime é assinada pela vereadora Liana Cristina (PT-PE) e pelo advogado Victor Fialho Pedrosa. No documento, os autores afirmam que Bolsonaro utilizou suas redes sociais, nos dias 9, 10 e 14 de março, para conclamar sua base de apoio a pressionar o STF por anistia aos envolvidos nos atos golpistas. Eles argumentam que os vídeos publicados criam um ambiente de instabilidade institucional e visam deslegitimar o Poder Judiciário, ao se referir aos condenados como “reféns de 8/jan”.

“É evidente que o noticiado consumou o crime de embaraço ou obstrução à ação penal em curso”, diz a representação. “Sua postura demonstra uma clara disposição para frustrar a aplicação de eventuais sanções penais.”

Apesar de Moraes ter determinado prazo de cinco dias para a manifestação da PGR, assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet, até esta terça-feira (1º), não havia posicionamento registrado nos autos.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.