Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STF pode intervir para barrar cassação de Glauber Braga e expõe queda de braço com Arthur Lira

STF pode intervir para barrar cassação de Glauber Braga e expõe queda de braço com Arthur Lira


Enquanto a Câmara dos Deputados avança no processo de cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), por quebra de decoro parlamentar, ministros do governo Lula apostam que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode interferir para salvar o mandato do parlamentar. A justificativa oficial gira em torno da legalidade do processo, mas nos bastidores, o que se desenha é um cenário bem mais político do que jurídico.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

O Conselho de Ética da Câmara já aprovou, por 13 votos a 5, o parecer pela cassação de Glauber. A decisão ainda precisa passar pelo plenário da Casa, onde o Centrão, fiel escudeiro do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já trabalha para consolidar os votos necessários. Mas, segundo ministros com trânsito no Supremo, o STF estaria inclinado a barrar a cassação, não por convicção em favor de Glauber, mas como um gesto de enfrentamento ao próprio Lira.

A disputa é mais pessoal do que institucional. Glauber e Lira vêm trocando farpas públicas há meses, especialmente por conta de denúncias envolvendo o famigerado “orçamento secreto”. Nos bastidores, ministros do STF demonstram crescente incômodo com o poder de Lira, sobretudo diante do controle que o deputado alagoano ainda exerce sobre emendas parlamentares e articulações políticas — inclusive com aliados bolsonaristas.

Para alguns ministros da Corte, a movimentação de Lira para aprovar a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro acendeu o alerta vermelho. A cassação de Glauber, nesse contexto, passa a ser vista não como uma medida de ordem e disciplina institucional, mas como retaliação pessoal arquitetada por quem se sente intocável dentro do Congresso.

Lira, é claro,  ameaça processar Glauber pelas insinuações.

Ministros do governo Lula veem nessa tensão uma brecha. Apostam que, ao sinalizar disposição para salvar Glauber, o STF pode emparedar o novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A lógica é simples: se a cassação for derrubada judicialmente, abre-se um precedente perigoso para o Legislativo, que passaria a ter seus atos revisados cada vez mais frequentemente pelo Judiciário. Um desgaste que ninguém quer bancar.

“Se o STF derruba a cassação, abre-se um precedente de revisão dos atos da Câmara. O Hugo é inteligente. Vai medir bem os passos”, disse, sob reserva, um ministro de Lula ao site Metrópoles, como quem avisa que a pressão já começou.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.