O empresário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), utilizou a rede social para criticar abertamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ser intimado digitalmente. A intimação foi relacionada à determinação de suspender o funcionamento da plataforma no Brasil, caso não identificasse um representante legal no país em 24 horas.
Em uma série de postagens, Musk respondeu a usuários que defendiam o aplicativo como “a única fonte de verdade no Brasil”. Em resposta, o empresário afirmou que “as pessoas querem saber a verdade”. Em outra publicação, fez uma referência à inteligência artificial Grok, que recentemente lançou, pedindo para gerar uma imagem em que “Voldemort e um Lorde Sith tivessem um filho e ele se tornasse um juiz no Brasil”. A postagem foi acompanhada de uma imagem editada de Alexandre de Moraes com um sabre de luz, comparando-o ao vilão de Harry Potter.
A decisão do STF, emitida na noite de quarta-feira (28/8), exige que a X indique um representante legal no Brasil em até 24 horas, sob pena de suspensão da plataforma. Caso a ordem judicial não seja cumprida, a rede social poderá ser suspensa por tempo indeterminado, até que todas as multas diárias sejam quitadas.