Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PGR estuda recurso contra decisão de Gilmar Mendes que anulou condenações de José Dirceu na Lava Jato

PGR estuda recurso contra decisão de Gilmar Mendes que anulou condenações de José Dirceu na Lava Jato


A Procuradoria-Geral da República (PGR) analisa a possibilidade de recorrer da decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que na última segunda-feira (30) anulou duas condenações impostas pela Lava Jato ao ex-ministro José Dirceu, do PT. A decisão de Gilmar, fundamentada na parcialidade atribuída ao ex-juiz Sergio Moro, deverá ser revisada pela Segunda Turma do STF caso a PGR apresente recurso. O colegiado é composto, além de Mendes, pelos ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, André Mendonça e Kassio Nunes Marques.

Paulo Gonet, procurador-geral da República, já manifestou publicamente sua discordância com a anulação das condenações de Dirceu, argumentando que o pedido da defesa não seguiu os requisitos necessários para que se concedesse uma extensão da decisão que favoreceu Lula na Lava Jato. Gonet defende que a defesa de Dirceu deveria ter utilizado um recurso processual distinto para questionar a imparcialidade de Moro e enfatizou: “Não se repete decisão para casos que não sejam iguais.”

No entanto, Gilmar Mendes reafirmou sua posição quanto à parcialidade de Moro, acusando-o de “estratégias midiáticas” para comprometer a imagem pública dos investigados e argumentando que a equipe da Lava Jato empregou táticas que incluíam a vigilância ilegal de Dirceu e de sua defesa pela Polícia Federal.

Com a possível entrada do recurso da PGR, a decisão final caberá à Segunda Turma, que já adotou entendimento semelhante em outros casos, aumentando as chances de Dirceu manter a anulação de suas condenações.



Link da fonte aqui!