Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Povo Guató cobra espaço nas discussões sobre o Estatuto do Pantanal


O povo indígena Guató cobra mais espaço nas discussões do projeto de lei do Estatuto do Pantanal, que pretende regular a conservação e a exploração sustentável do bioma.

Numa audiência pública no Senado Federal, nessa terça-feira (16), o povo foi ouvido pela primeira vez, pela voz do cacique Carlos Henrique, da aldeia Aterradinho.

“Eu espero que neste Estatuto do Pantanal venha ter um olhar mais direto à população pantaneira, que são os indígenas que moram aqui, os ribeirinhos… porque a dificuldade aqui é muito grande. Muito grande mesmo, de subsistência”.

Em nota, caciques Guatós afirmam que os antepassados começaram a viver no Pantanal, que eles chamam de Guadakan, há oito mil anos.

Sobre o Estatuto do Pantanal, os Guatós pedem, entre outras coisas, estudos antropológicos oficiais para regularização fundiária e inclusão de princípios da filosofia indígena nas políticas públicas.

O senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, autor do projeto, defende a necessidade de uma lei voltada para o Pantanal, para combater crimes ambientais e reforçar a preservação.

Já especialistas e debatedores pediram que o texto do relator, senador Jayme Campos, do União de Mato Grosso, seja melhorado para atender as características específicas do Pantanal.



Link da fonte aqui!