Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MPF identifica práticas ilícitas na compra de blindados pela PRF

MPF identifica práticas ilícitas na compra de blindados pela PRF


Após sete meses de investigações, o Ministério Público Federal afirma que identificou práticas ilícitas na compra de veículos blindados pela Polícia Rodoviária Federal, durante o governo de Jair Bolsonaro. Entre os anos de 2019 e 2022, foram gastos pelo menos R$ 94,96 milhões nessas aquisições. Para o MPF, além do montante ser expressivo para esse curto intervalo de tempo, outros indícios comprometem a transparência e a justiça no uso dos recursos públicos. 

Os veículos foram adquiridos sem licitação da empresa americana Combat Armor Defense do Brasil, que pertence a Daniel Beck, conhecido apoiador do ex-presidente americano Donald Trump e que esteve em Washington durante a invasão ao Capitólio, em janeiro de 2022. De acordo com o MPF, a empresa realizou transações significativas e manteve contratos extensos com várias entidades governamentais brasileiras, o que adiciona uma dimensão internacional ao caso, enfatizando a necessidade de cooperação jurídica transnacional. 

A investigação do MPF também aponta para a participação de agentes públicos e privados brasileiros em uma complexa rede de atividades ilícitas, que inclui fraudes em licitações, possíveis práticas de corrupção ativa e passiva; lavagem de dinheiro; e formação de quadrilha. 

O MPF classifica as descobertas como críticas e destaca uma preocupante vulnerabilidade nos sistemas de governança e licitação, exigindo uma resposta imediata e determinada por parte das autoridades competentes.

As descobertas serão detalhadas em uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (21), mas o MPF adiantou que as revelações ilustram um esquema elaborado que envolveu não só o uso indevido de recursos públicos, como também minou a confiança da população na integridade de instituições governamentais essenciais. 



Link da fonte aqui!