Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CCJ acata atualização do Sistema Viário de João Pessoa

CCJ acata atualização do Sistema Viário de João Pessoa


Na reunião desta quarta-feira (22), o colegiado também acatou uma abertura de crédito especial

A atualização com um programa de hierarquização e definição do Sistema Viário da capital paraibana recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).  Na reunião desta quarta-feira (22), o colegiado ainda acatou uma abertura de crédito especial para inclusão de nova Natureza de Despesa oriunda da Emenda Impositiva 029/2023, na Estrutura Orçamentária do Município de João Pessoa.  

O PLO 2113/2024, do Executivo Municipal, acatado, estabelece a hierarquização e a definição do Sistema Viário Básico do Município de João Pessoa, obedecendo às demais normas federais e estaduais relativas à matéria, especialmente ao Plano Diretor de João Pessoa, à Lei Municipal 14.515/2022, que instituiu o Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa, e à legislação de uso e ocupação do solo. Os objetivos da definição do Sistema Viário são: o ordenamento do trânsito; equilibrar a repartição de fluxos na rede viária; diminuir conflitos e proporcionar fluidez na circulação; facilitar a circulação entre as centralidades do Município; definir os eixos de desenvolvimento com atividades não residenciais para atendimento local ou regional; e acomodar os diversos modais de deslocamento, tanto os existentes como os planejados. O documento ainda especifica que são partes integrantes desta lei os seguintes anexos: o Mapa da Hierarquia Viária; a Setorização das Calçadas e da Caixa de Via; o Dimensionamento Viário Mínimo; a Relação de Vias Conforme a Hierarquização; um Glossário.  A Prefeitura do Município de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), estabelece as diretrizes viárias do Município e suas hierarquias funcionais.

“Essa atualização se deu em virtude da revisão do Plano Diretor Municipal de João Pessoa e Legislações Complementares. O Projeto de Lei atende às disposições das Leis Federais 10.257, de 2001 (Estatuto das Cidades) e 12.587 de 2012 (Lei da Mobilidade Urbana), constituindo-se como um importante instrumento legal para o planejamento de ações públicas no campo da mobilidade urbana, visando atender às necessidades da população pessoense e do desenvolvimento urbano”, justificou o Executivo Municipal.

O presidente da Comissão, vereador Thiago Lucena (DC), ressaltou alguns objetivos do projeto. “Essa matéria pretende organizar a classificação de um sistema hierárquico para escoamento de veículos, que seja mais ágil, e uma locomoção de usuários com mais alternativas viárias, priorizando o transporte coletivo”, explicou.

Outro projeto do Executivo Municipal, acatado pelo colegiado, foi o PLO 2127/2024, com autorização para inclusão de nova natureza de despesa, no corrente exercício, na seguinte Emenda Impositiva 029/2023, no valor de R$ 38.646,00. De acordo com o documento, a operação ocorre no Programa de Criação e Preservação da Memória Artística, Cultural, Histórica e Patrimonial. 



Link da fonte aqui!