Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula autoriza importação de arroz, ignorando produtores que descartam risco de desabastecimento

Lula autoriza importação de arroz, ignorando produtores que descartam risco de desabastecimento


O presidente Lula desconsiderou as diversas manifestações de produtores nacionais que afirmavam não haver risco de desabastecimento de arroz e autorizou a importação de 1 milhão de toneladas do cereal. Ao todo, foram liberados R$ 7,2 bilhões para a compra de arroz, com o preço tabelado a R$ 4 por quilo. A aquisição será realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), atualmente dirigida por Edegar Pretto (PT).

A medida provisória assinada por Lula ignora o comunicado da Federarroz, entidade que representa mais de 6 mil produtores do produto, que declarou: “Inexiste risco de abastecimento de arroz ao mercado consumidor”. A entidade explicou ainda: “84% da área cultivada no Estado foi colhida antes do início das chuvas, de modo que a projeção da safra 2023/2024 atinja aproximadamente 7.150 mil toneladas, o que representa uma redução de cerca de 1,24% em relação ao volume produzido na safra anterior”.

Apesar do posicionamento dos produtores, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, defendeu a MP. “Esta medida provisória é um passo crucial para garantir a segurança alimentar de todo o povo brasileiro”, declarou o ministro. O estoque comprado será destinado à venda direta para mercados de vizinhança, supermercados e hipermercados, além de estabelecimentos comerciais com ampla rede de pontos de venda nas regiões metropolitanas.



Link da fonte aqui!