Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jovens do Residencial Vista Alegre participam de debate sobre igualdade social e a luta contra o racismo

Jovens do Residencial Vista Alegre participam de debate sobre igualdade social e a luta contra o racismo


Um debate com os alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Deputada Lúcia Braga encerrou, nesta terça-feira (26), a programação do Mês da Consciência Negra promovida pela Secretaria de Habitação Social de João Pessoa (Semhab). A palestra abordou temas como a luta dos negros no Brasil pelo reconhecimento dos seus direitos, fim da discriminação racial e a luta pela igualdade social. Os estudantes interagiram e fizeram perguntas sobre o tema em discussão.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, ressaltou que o assunto deveria ser discutido em todos os ambientes sociais, objetivando fortalecer a luta pela igualdade social, defendendo oportunidades iguais para todos os cidadãos. “Sempre estamos levando temas interessantes para debater com os moradores dos residenciais e esses jovens vão agir como agentes multiplicadores dentro do Vista Alegre, onde moram, o que vai reforçar  a luta pelo fim da discriminação”, comentou, acrescentando que “o Mês da Consciência Negra foi encerrado com um debate, mas esse é um assunto que deve ser discutido e analisado no dia a dia das famílias, nas comunidades e dentro da escola”.

Palestrantes – O debate foi coordenado pela técnica social e consultora holística, Claudia Gouveia, e pelo professor Berg Souza, que faz um trabalho social como educador físico dentro do Residencial Vista Alegre. Claudia Gouveia fez uma exposição sobre a história do povo negro, desde o período em que eles viviam livres na África, ao período em que foram escravizados pelos europeus e espalhados pelo mundo, levando com eles costumes e tradições que hoje fazem parte do cotidiano nos países colonizados.

Ela mostrou a importância de se lutar pela igualdade social em toda sua plenitude, citando como exemplo as cotas raciais criadas nas universidades no Brasil para dar oportunidades aos jovens negros e negras de ocuparam espaços que antes só eram preenchidos por brancos.

O debate foi acompanhado por uma equipe de analistas sociais da Caixa – Luiz Guilherme, Angelina Alves e Janice Silva -, que considerou a iniciativa muito importante para formar uma nova consciência nos jovens.

A professora de informática da Escola Municipal deputada Lúcia Braga, Andreia Carvalho, parabenizou a equipe da Semhab pela iniciativa de fazer o debate. “Trata-se de uma forma de incentivar um debate que precisa ser feito no dia a dia das escolas, nos locais de trabalho e, até mesmo, na convivência familiar”.

A educadora salientou que o tema despertou o interesse dos alunos, que interagiram e fizeram perguntas, inclusive, dando depoimentos sobre situações que já presenciaram. “A conscientização é a melhor forma de se lutar contra o racismo e a discriminação”, frisou Andreia Carvalho.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.