Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura promove palestra sobre empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho

Prefeitura promove palestra sobre empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho


A Prefeitura de João Pessoa, através de uma parceria entre as Secretarias de Habitação Social (Semhab) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), promoveu, nesta quarta-feira (4), uma palestra que teve como tema ‘Capacitação, empregabilidade, empreendedorismo e encaminhamento para o mercado de trabalho’. A iniciativa, que aconteceu na sede do Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP), foi voltada para um grupo de moradores do Residencial Vista Alegre, no Colinas do Sul. Todos os alunos fizeram a inscrição no Sine-JP e serão encaminhados ao mercado de trabalho, conforme as vagas que vão sendo oferecidas.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que o programa habitacional da Prefeitura de João Pessoa não se resume apenas em entregar uma moradia às famílias contempladas, mas também tem se preocupado em promover a qualificação e capacitação profissional das pessoas, cujo objetivo é a geração de emprego e renda.

“Nós acompanhamos essas famílias desde o processo de seleção e percebemos que havia muita gente desempregada e sem qualificação para disputar uma vaga no mercado de trabalho, por isso fizemos um levantamento para ver as funções mais procuradas e promovemos os cursos através de instituições como o Senai, que tem formado profissionais para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, na indústria ou prestação de serviços e os participantes recebem um  certificado do curso que é reconhecido em todo o Brasil”, afirmou.

A secretária explicou que foram oferecidos cursos como eletricista com duas extensões: predial, portões e cercas elétricas; costureira industrial com extensão na produção de lingerie e moda praia; além de cursos para a produção de salgados e doces e confeitaria. “O prefeito Cícero Lucena sempre tem dito que nós precisamos mudar a vida dessas famílias para melhor e nesse caso qualificar e capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade de aumentar a renda familiar e em consequência melhorando a qualidade de vida”, complementou Gadelha.

A palestra ‘Capacitação, empregabilidade, empreendedorismo e encaminhamento para o mercado de trabalho’ teve como instrutora a diretora de Qualificação do Sine-JP, Sandra Carvalho, que também repassou informações sobre o programa ‘Eu Posso’, que oferece crédito para as pessoas que desejarem empreender e criar o seu próprio negócio. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente e, por essa razão, as pessoas precisam estar preparadas para viver esse momento”, frisou.

Lucas da Silva, coordenador de Visitas Técnicas da Sedest, contou que o objetivo é explicar como o programa ‘Eu Posso’ funciona, que é direcionado para pessoas que moram em João Pessoa, pequenos empreendedores ou quem já tem uma atividade e deseja empreender criando o seu próprio negócio. Ele adiantou que o crédito varia entre R$ 8 e R$ 15 mil e pode ser concedido a pessoas físicas e jurídicas, com uma carência para início do pagamento do empréstimo.

Moradores aprovaram – Edson Felix da Silva é morador do Residencial Vista Alegre. Ele contou que participou do curso de eletricista e fez curso de extensão sobre cerca elétrica, instalação de motor para portão e instalação de cercas elétricas para segurança. “Eu passei a atuar nessa área depois que fiz o curso e estou participando da palestra para me habilitar para o mercado de trabalho”, contou.

Rúbia Bezerra Fernandes já trabalha como costureira e fez o curso de corte e costura com extensão na produção de lingerie e moda praia para aperfeiçoar o trabalho que já faz há muito tempo como costureira e, com isso, aumentar a renda familiar. “Uma vez que a procura por lingerie é permanente e os artigos de praia vão ser bem procurados nesse verão. Pretendo oferecer o produto e com isso aumentar a minha renda familiar”, disse.



Link da fonte aqui!