Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programação de final de ano valoriza culturas populares

Programação de final de ano valoriza culturas populares


As culturas populares vão dar um colorido todo especial à programação de final de ano, realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), no Parque Solon de Lucena, durante o mês de dezembro. As apresentações começam no sábado (7) e seguem até o domingo (22), sempre a partir das 16h.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que toda a equipe da Funjope fica muito contente de poder ofertar à cidade de João Pessoa uma programação natalina rica na maior diversidade de culturas.

“Nós temos feito um trabalho de acolhimento, de cuidado e de estímulo a uma diversidade de culturas, sobretudo, das culturas populares. Na programação de Natal não poderia ser diferente. Por isso, planejamos a presença dessas culturas populares, Boi de Reis, Nau Catarineta, Maracatus e outras linguagens para se apresentarem no Parque Solon de Lucena, no Parque das Três Ruas, no Busto de Tamandaré. Ficamos muito felizes com isso, e mostra que a nossa política de cultura que estamos estruturando tem futuro e foi estimulada e planejada pelo nosso prefeito Cícero Lucena”, observa.

Ele ressalta que a Funjope e a Prefeitura dão continuidade a essa política valorizando todas as culturas da cidade. “Nós trabalhamos com o conceito de multiplicidades culturais e, em cima disso, planejamos os nossos grandes eventos, Natal, Réveillon, Carnaval, São João, Festa das Neves, mas também o dia a dia, o cotidiano das nossas ações é permeado pela presença das culturas populares, o que é muito significativo para nós”.

Programação – As ações têm início com o Grupo Imaginart e os personagens natalinos. Em seguida, haverá apresentação do Boi de Reis Estrela do Norte. No domingo (8), será a vez da Nau Catarineta Barca Santa Marina e também do Maracatu Pé de Elefante.

A Mestra Lia, que comanda a Nau Catarineta Barca Santa Marina, formada por 30 pessoas, afirma que as apresentações são uma forma de divulgar a Barca. “Também é uma oportunidade para as pessoas conhecerem a nossa história e de perpetuar a nossa tradição. É tudo muito bonito e nos sentimos felizes em poder passar isso para outras gerações”, conta ela, que está à frente da equipe há sete anos.

O segundo fim de semana inclui apresentação do Circo Montagem no sábado (14). Já no domingo (15), tem o Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi, a Trupizupe (Cia Solar) e o Maracatu Baque Mulher.

A Mestra Tina, do Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi, considera importante a valorização das culturas populares nos eventos realizados pela Funjope. “É muito importante divulgar a cultura popular tradicional, o trabalho desenvolvido pelo grupo, fazendo com que as novas gerações conheçam o Cavalo Marinho. É um incentivo para que os brincantes tenham continuidade. Nós estamos muito felizes e agradecemos por nos incluir na programação”, afirma.

Já Aniely Mirtes, coordenadora do Maracatu Baque Mulher JP, observa que a Prefeitura de João Pessoa tem oportunizado a cultura popular a ter de volta dignidade enquanto expressão artística. “A cultura popular traz em si a capacidade de expressar a diversidade e a riqueza cultural de uma sociedade, promovendo a coesão social, o respeito mútuo e o entendimento entre diferentes grupos. Para nós do Maracatu Baque Mulher JP, ter espaço nos projetos culturais da prefeitura de João Pessoa deixa explícito o compromisso e o respeito que o setor de gestão cultural tem com o Movimento de Maracatu de Baque Virado”, afirma.

Ela acrescenta que o maracatu é patrimônio imaterial do Brasil e uma reconhecida ferramenta de resistência dos escravizados em relação à opressão dos colonizadores.

A programação segue no sábado (21), com ‘As aventuras de Amora, Carambola e Acerola, com Naza Studio de Dança. Haverá ainda apresentação do Grupo Imaginart e seus personagens natalinos. No domingo (22) a animação será com a Turma Tel Pastel. Haverá também o Auto de Natal com o Grupo Arretado.

Todas as sextas, sábados e domingos de dezembro, a partir das 17h, a programação no Parque Solon de Lucena contará com a participação do Papai e Mamãe Noel, na Casa do Papai Noel.

Busto de Tamandaré – As apresentações de culturas populares acontecem também no Busto de Tamandaré, na Praia do Cabo Branco. No sábado (14), a partir das 18h, tem Maracatu Maracastelo.

“Considero fundamental que as culturas populares e, sobretudo, o maracatu tenham espaço nos eventos culturais da cidade, participando do calendário de eventos e se reconectando com a população. O maracatu tem um histórico na cidade, mas houve um apagamento dessa expressão na década de 20. Nós estamos vivenciando a cada dia e fazendo com as nossas mãos esse processo de retomada”, destaca a Mestra Ângela Gaeta, do Maracatu Maracastelo.

Para ela, estar nos eventos da cidade é uma forma de legitimar esse movimento de retomada e uma forma de garantir a sustentabilidade dos grupos. “Maracatu é resistência, é cultura afrobrasileira, de matriz africana, e é uma expressão muito rica e que só fortalece a cultura popular da cidade de João Pessoa.

No domingo (22), no também às 18h, se apresentam Vó Mera e suas Netinhas e também a cantora Anna Clara Dias. “Para mim, como mestra da cultura paraibana, é muito gratificante viver esse momento em que minha cidade está novamente valorizando a cultura popular. Nossa João Pessoa é rica de cultura e a Vó Mera e suas Netinhas só têm a agradecer à Funjope e à Prefeitura”, completa a mestra.



Link da fonte aqui!