Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meta contesta decisão de Moraes sobre fornecer informações dos perfis de Allan dos Santos

Meta contesta decisão de Moraes sobre fornecer informações dos perfis de Allan dos Santos


A Meta, empresa que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, decidiu recorrer da ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a entrega de informações sobre contas do influenciador Allan dos Santos. Mesmo ao contestar a decisão, a big tech afirmou que vai cumprir a medida. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

“Em cumprimento à ordem e demonstrando boa-fé, a Meta Platforms providenciará o fornecimento dos dados requisitados, em procedimento sigiloso apartado, dentro do prazo concedido”, afirmou a empresa.

A decisão de Moraes, emitida em 19 de março, atendeu a um pedido da Polícia Federal no inquérito que apura disseminação de desinformação contra a jornalista Juliana Dal Piva. O ministro determinou que Meta e X (ex-Twitter) entregassem, em dez dias, dados cadastrais, IPs e publicações feitas entre junho de 2024 e fevereiro de 2025 por Allan, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

No recurso, a Meta questiona dois pontos: o primeiro é que Allan dos Santos está fora do Brasil — e, por isso, segundo a empresa, seria necessário recorrer a mecanismos de cooperação internacional. O segundo argumento é o prazo da solicitação, que alcança até fevereiro deste ano. A empresa vê risco de desproporcionalidade e alega que a ordem pode se configurar como fishing expedition — busca genérica de informações sem justificativa concreta.

Apesar do recurso, a Meta destaca que entregará os dados solicitados caso a decisão seja mantida. Se os argumentos não forem aceitos, a empresa pede que o caso vá a julgamento no STF.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.