Segundo o colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicita uma pesquisa para avaliar o cenário político do Brasil. O levantamento, feito por um pesquisador de sua confiança que atuou em sua última campanha eleitoral, tem circulado internamente na Casa Branca e busca medir a percepção dos brasileiros sobre temas e figuras públicas centrais no debate político nacional, como Lula, Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes, Elon Musk e Eduardo Bolsonaro.
Banner Hair Cap 300 x 250
Banner Seguro Veículo 300×250
Banner 2 Ebooks 300 x 250
Famoso por se munir de dados antes de tomar decisões estratégicas, Trump recebeu números que mostram vantagem de Bolsonaro sobre Lula em uma eventual disputa presidencial: 43% a 40%. Em um cenário alternativo, diante da inelegibilidade do ex-presidente, seu filho Eduardo Bolsonaro também venceria Lula por margem apertada (41% a 40%), indicando forte capacidade de transferência de votos no campo bolsonarista.
A sondagem também buscou entender a avaliação dos brasileiros sobre as acusações que pesam contra Bolsonaro. Para 29% dos entrevistados, o ex-presidente violou a lei; 31% afirmam que ele não cometeu ilegalidades. Outros 22% não souberam responder, mas consideraram que uma eventual prisão seria “exagerada”. Já 18% preferiram não opinar.
No quesito rejeição, o ministro Alexandre de Moraes aparece com 47% de desaprovação, seguido por Elon Musk, rejeitado por 38% dos entrevistados.
O levantamento aponta ainda um alto índice de pessimismo entre os brasileiros: 74% acreditam que o Brasil “está na direção errada”.