Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jogo criado pelo MIDR estimula engajamento da sociedade em políticas públicas

Jogo criado pelo MIDR estimula engajamento da sociedade em políticas públicas


Com o objetivo de demonstrar que é possível adotar metodologias criativas e acessíveis na formulação e na implementação de políticas públicas, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresentou, nesta sexta-feira (24), o jogo “Desenvolvimento em Jogo” durante a 1ª Reunião Extraordinária do Fórum de Práticas Educativas e Territoriais nas Políticas Públicas. O evento foi promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Participação Social, e reuniu representantes de diversos órgãos e entidades da sociedade civil. A ferramenta interativa desenvolvida pelo MIDR simplifica conceitos e estimula o engajamento da população na construção de políticas públicas.

A atividade busca explorar metodologias inovadoras de aprendizagem voltadas à compreensão das políticas públicas e dos desafios do desenvolvimento regional. O objetivo é formar jovens e gestores comprometidos com a redução das desigualdades regionais e com a promoção do desenvolvimento sustentável.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial do MIDR, João Mendes, o jogo utiliza a inovação como instrumento de formulação de políticas públicas e de aproximação com a sociedade. “É no território que as coisas se tensionam, que as disputas se estabelecem. As nossas duas políticas, a de desenvolvimento regional e a de ordenamento do território, têm o território como essência. Quando trabalhamos a perspectiva da governança territorial, abrimos espaço para discutir as diferentes realidades, reconhecer conflitos e buscar instrumentos de consenso e negociação. Isso é fundamental para evitar ou minimizar disputas”, explicou o diretor.

A aproximação das políticas públicas com a população também foi destacada pelo diretor. “A participação social está completamente incorporada nesse processo, assim como a educação popular. Estamos dialogando com públicos de formações diversas, mas com um mesmo propósito: construir um Estado mais democrático e uma sociedade mais justa e igualitária, em que a sociedade civil não esteja separada do Estado”, completou.

O diretor de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Pedro Pontual, também elogiou a iniciativa e destacou sua aplicabilidade em outras áreas de governo. “Foi muito interessante porque, nesse processo, percebemos que, embora o jogo tenha sido desenvolvido para discutir a política pública de desenvolvimento regional, ele também pode ser aplicado em outras políticas públicas”, afirmou.

O coordenador do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Pablo de Ávila, que participou da dinâmica, ressaltou a importância de diversificar as formas de aprendizagem. “A gente precisa diversificar o processo de aprendizagem sobre as políticas públicas. Estávamos aqui falando sobre conselhos, instâncias e espaços de participação e de tomada de decisão. A ideia do RPG, das cartas, da personificação de pessoas e elementos e das propostas de intervenção é, na minha visão, simplesmente formidável”, destacou.

Desenvolvimento em Jogo

Inspirado nos jogos de RPG, o Desenvolvimento em Jogo propõe uma abordagem inovadora para comunicar os conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e participativo. Na dinâmica, os participantes são divididos em cinco equipes, cada uma representando uma das macrorregiões brasileiras, e desafiados a simular processos de decisão que envolvem diferentes interesses e realidades locais. A experiência estimula a reflexão sobre a diversidade do território nacional e sobre a importância da cooperação entre regiões para alcançar um desenvolvimento equilibrado.

De acordo com Taciana Leme, coordenadora-geral de Fortalecimento de Capacidades dos Entes Federados do MIDR e uma das idealizadoras do jogo, a iniciativa amplia as possibilidades de formação e diálogo sobre políticas públicas. “A proposta do Desenvolvimento em Jogo é mostrar que essa metodologia pode ser aplicada em diferentes políticas públicas, como as de segurança hídrica, segurança alimentar, igualdade racial e meio ambiente, sempre com foco na formação de pessoas e na construção de governanças regionais”, explicou.

“Ao simular processos de decisão colegiada e aproximar os agentes territoriais da dinâmica real dos territórios, conseguimos traduzir conceitos complexos e mostrar à população que o desenvolvimento regional faz parte do seu dia a dia”, completou. O jogo foi desenvolvido por Taciana Neto Leme em parceria com Joyce Paulino, coordenadora de Fortalecimento de Capacidades dos Entes Federados do MIDR.

A iniciativa faz parte das ações do MIDR voltadas ao fortalecimento de capacidades estatais e à disseminação de metodologias inovadoras na formulação de políticas públicas. O material é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais que atuam na administração pública. Clique aqui para baixar o jogo.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.