Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moraes autoriza Bolsonaro a comparecer ao velório da mãe de Valdemar Costa Neto

Moraes autoriza Bolsonaro a comparecer ao velório da mãe de Valdemar Costa Neto


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta terça-feira (3/12) o ex-presidente Jair Bolsonaro a comparecer ao velório de Leila Caran Costa, mãe de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e a manter contato com ele durante o evento. Leila faleceu aos 99 anos em Mogi das Cruzes (SP). O velório ocorre desde as 10h na Câmara Municipal da cidade, com sepultamento marcado para as 16h no Cemitério São Salvador.

A decisão de Moraes foi fundamentada na excepcionalidade do pedido e na garantia da defesa de que Bolsonaro não abordaria assuntos relacionados às investigações em curso. “Em face da excepcionalidade do pedido e da afirmação da defesa (‘comprometendo-se o peticionário a não manter quaisquer conversas sobre as investigações em curso’), nos termos do art. 21, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, autorizo Jair Messias Bolsonaro a manter contato com o investigado Valdemar Costa Neto, nos citados velório e sepultamento”, destacou Moraes em sua decisão.

Bolsonaro, entretanto, informou que não conseguirá chegar a tempo do enterro e enviou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para representá-lo. O pedido para comparecer ao velório foi protocolado no final da manhã desta terça-feira, mas a logística inviabilizou a presença do ex-presidente. Diante disso, sua defesa pretende solicitar autorização para que Bolsonaro participe da missa de 7º dia de Leila Caran Costa.

A autorização é uma exceção às restrições impostas por Alexandre de Moraes em fevereiro de 2024, que proíbem Bolsonaro e Valdemar Costa Neto de manter contato devido ao inquérito do golpe, no qual ambos foram indiciados. A decisão destaca a sensibilidade de situações excepcionais, mesmo em meio a investigações em andamento.



Link da fonte aqui!