Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal


O Supremo Tribunal Federal agora conta oficialmente com um novo ministro. É Flávio Dino, que tomou posse nesta quinta-feira (22).

O evento foi disputado. Diversas autoridades estiveram no plenário do STF, como o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, entre outros.

Como manda a tradição, Flavio Dino foi conduzido ao plenário pelo decano da Corte, o ministro com mais tempo no STF, Gilmar Mendes, e pelo ministro mais recente, Cristiano Zanin.

Dino prestou juramento de cumprir seus deveres conforme a Constituição Federal e as leis.

“Prometo, bem e fielmente, exercer o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal em conformidade com a Constituição e as leis do país”, jurou.

O presidente do STF, o ministro Luis Roberto Barroso, destacou a trajetória de Dino em sua saudação de posse.

“Eu apenas me limito a fazer uma brevíssima saudação de boas-vindas ao nosso novo ministro, Flávio Dino, que é uma pessoa que é recebida por todos nós com imensa alegria. Um homem público que serviu ao Brasil em muitas capacidades e nos três poderes”, pontuou Barroso.  

Após a cerimônia, o ministro recebeu os cumprimentos no salão branco.

Flávio Dino deixa 18 anos de vida política. Ele foi deputado federal, presidente da Embratur, governador do Maranhão por duas vezes, senador e estava a frente do Ministério da Justiça. Ele renunciou ao mandato de senador, eleito em 2022, para assumir a cadeira de ministro.

Aos 55 anos, Dino volta ao judiciário, onde começou sua vida pública. Foi juiz federal por 12 anos. Ainda atuou como secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça e presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil. Dino é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, onde também é professor, e tem mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.

Flavio Dino assume a vaga aberta com a saída da ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro do ano passado. Ele vai integrar a Primeira Turma do STF, ao lado dos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Depois do evento oficial, Dino participou de uma missa de ação de graças na catedral de Brasília. O novo ministro preferiu não participar de um tradicional jantar oferecido por associações de magistrados para novos ministros do Supremo.

 



Link da fonte aqui!