Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais gastos com saúde podem ser deduzidos no Imposto de Renda?

Quais gastos com saúde podem ser deduzidos no Imposto de Renda?


Uma das melhores formas de se pagar menos imposto ou até restituir algum valor é fazendo a declaração de alguns gastos com saúde. Porém, nem tudo que é gasto com o titular ou seus dependentes é passível de dedução no Imposto de Renda. 

Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui

Para esclarecer o que pode e o que não pode ser deduzido, o Tira-Dúvidas do IR 2024 conversou com a professora Mariana Campagnoni, do departamento de Ciências Contábeis e Finanças da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): 

“Os gastos dedutíveis estão previstos na Lei nº 9.250/1995 e incluem despesas com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, bem como as despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, ortopédicos e próteses. O contribuinte pode incluir tanto gastos seus quanto aqueles destinados a dependentes e alimentandos, desde que os alimentandos sejam designados judicialmente”.

Ao contrário do que ocorre com gastos relacionados à educação, não há limite de dedução com saúde no Imposto de Renda 2024. Mariana, porém, alerta que todos os gastos dedutíveis necessitam de comprovação e que é precisar guardar os documentos para evitar problemas futuros: 

“As despesas são dedutíveis desde que pagas pelo contribuinte e/ou dependentes e alimentandos. O contribuinte deve possuir os recibos de todos estes gastos e mantê-los por um período de 5 anos, que é o tempo que a Receita Federal possui para solicitar esclarecimentos. É importante frisar que gastos com medicamentos e farmácias não são dedutíveis”.

A declaração do Imposto de Renda 2024 pode ser feita até o dia 31 de maio. Até lá, a Rádio Nacional e a Radioagência Nacional respondem às suas questões no Tira-Dúvidas do IR 2024. 



Link da fonte aqui!