A Receita Federal abriu nesta terça-feira (23) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências. São mais de 353 mil pessoas nessa situação, que somadas, têm a receber R$ 457 milhões.
A consulta aberta nesta terça-feira é do lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, referente ao ano-base 2022, e também relativa a anos anteriores. Segundo a receita, no ano passado, mais de 1,3 milhão de contribuintes caíram na malha fina.
A maior parte do valor disponível, R$ 381 milhões, referem-se a contribuintes com prioridade no recebimento dos valores, que são: idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Também se encaixam aqui aqueles que tem a principal fonte de renda no magistério.
Os contribuintes não prioritários, mas que entregaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX, também terão prioridade para receber esses lotes residuais.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.