Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cotrim acusa Governo de “ser paroquial” com apoio a Costa para Conselho Europeu – Eleições Europeias 2024

Cotrim acusa Governo de “ser paroquial” com apoio a Costa para Conselho Europeu – Eleições Europeias 2024



O eurodeputado eleito pela IL João Cotrim de Figueiredo acusou esta terça-feira o Governo de privilegiar a nacionalidade de António Costa em vez da sua utilidade para o projeto europeu com o apoio anunciado, que apelidou de paroquial.

“Estão a privilegiar a nacionalidade em relação à utilidade. Acho que é paroquial, desculpe que lhe diga, quando a nacionalidade das pessoas conta mais do que as suas ideias. Podemos ter uma pessoa com ideias absolutamente inaceitáveis e só porque é do nosso país ser apoiada. Não faz sentido”, disse João Cotrim de Figueiredo no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

O antigo presidente da Iniciativa Liberal considerou que o ex-primeiro-ministro António Costa “não gosta de mudança”, por isso, “não serve ao projeto europeu”.

A proximidade entre o Presidente francês, também um liberal, e António Costa, é conhecida, quem em várias ocasiões enalteceu as capacidades de diálogo do ex-primeiro-ministro português.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, já demonstrou apoio a António Costa, se o ex-secretário-geral socialista avançar. Alemanha e França costumam estar concertados nesta decisão, pelo que é expectável um endosso de Emmanuel Macron.

Mas João Cotrim de Figueiredo pediu que todos os liberais sejam “suficientemente coerentes” e rejeitassem uma pessoa que “não tem uma postura liberal sobre o futuro da Europa”.

“Tinha muita pena se os outros liberais não pensassem dessa forma”, reconheceu, acrescentando que vai tentar influenciar a decisão do Renovar a Europa, grupo político liberal, nesse sentido.





Link da fonte aqui!