Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria de Saúde de SP responde STF sobre número de abortos no ano

Secretaria de Saúde de SP responde STF sobre número de abortos no ano


A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou ao STF que, de janeiro a Junho deste ano, realizou quatro abortos legais de mulheres acima de 22 semanas de gestação. O ofício foi enviado em resposta a uma solicitação do ministro Alexandre de Moraes, feita na semana passada, devido a relatos de que a interrupção da gravidez acima desse período de gestação não estaria sendo feita nos cinco hospitais municipais.

A secretaria também informou que, no total, foram realizados este ano 68 abortos legais nas unidades de saúde que têm o serviço. Lembrando que, na legislação atual, a interrupção da gravidez é permitida para casos em que a gestação é fruto de um estupro, para fetos anencéfalos e em casos onde a gravidez pode trazer perigo de vida à mulher.

No entanto, o Conselho Federal de Medicina publicou uma resolução este ano que proibia o procedimento de assistolia fetal, que é um método utilizado para interromper a gravidez acima das 22 semanas considerado seguro e respaldado pela Organização Mundial da Saúde.

Após ação movida pelo Psol, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu o efeito dessa resolução do Conselho Federal de Medicina por entender que houve abuso do poder regulamentar do Conselho ao fixar regra não prevista em lei. 

A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia também se manifestou neste mês contra a resolução do CFM argumentando que a proibição da assistolia fetal viola tratados internacionais por permitir tortura e sofrimento de mulheres e meninas que precisam de serviços de aborto seguro.
 



Link da fonte aqui!