Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula afirma que imprensa está tratando crise na Venezuela como uma “Terceira Gu3rra Mundial”

Lula afirma que imprensa está tratando crise na Venezuela como uma “Terceira Gu3rra Mundial”


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a maneira como a imprensa brasileira tem tratado a situação eleitoral na Venezuela. Em uma entrevista concedida à TV Centro América, afiliada da TV Globo no Mato Grosso, Lula afirmou que a mídia está exagerando ao comparar a crise venezuelana a uma “Terceira Guerra Mundial”, quando, segundo ele, não há nada de anormal no processo.

“A nota do Partido dos Trabalhadores elogia o povo venezuelano pelas eleições pacíficas que houveram. Ao mesmo tempo, reconhece que o tribunal eleitoral já reconheceu (Nicolás) Maduro como vitorioso. Mas a oposição ainda não. Então, tem um processo. Não tem nada de grave, não tem nada assustador. Eu vejo a imprensa brasileira tratando como se fosse a Terceira Guerra Mundial, mas não tem nada de anormal”, declarou Lula.

Durante a entrevista, que ainda não foi ao ar na íntegra, mas teve trechos divulgados nas redes sociais, Lula enfatizou que a publicação das atas de votação é crucial para o reconhecimento do resultado eleitoral que declarou Nicolás Maduro como vencedor. “Na hora que tiver apresentadas as atas e for consagrada que a ata é verdadeira, todos nós temos a obrigação de reconhecer o resultado eleitoral na Venezuela”, afirmou o presidente.

Lula também rejeitou a ideia de um comunicado conjunto entre Brasil, México e Colômbia para cobrar transparência nas eleições venezuelanas. Segundo ele, a medida não é necessária. “Acho que não é necessário muita coisa. É necessário o seguinte: O presidente Maduro sabe perfeitamente bem que quanto mais transparência houver, mais chance terá de ter tranquilidade para governar a Venezuela”, ressaltou.

A crise eleitoral na Venezuela tem gerado intensos debates e acusações de fraude. A oposição venezuelana e a comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, têm questionado a legitimidade dos resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). A posição cautelosa do governo brasileiro, que aguarda mais informações antes de reconhecer oficialmente o resultado, contrasta com a nota emitida pelo PT, que saudou o povo venezuelano pela realização pacífica das eleições e reconheceu a vitória de Maduro.



Link da fonte aqui!