Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Barroso reconhece que decisões do STF prejudicaram combate à corrupção

Barroso reconhece que decisões do STF prejudicaram combate à corrupção


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, admitiu que algumas decisões da Corte prejudicaram o combate à corrupção no Brasil. A declaração foi feita na terça-feira (30), durante um discurso na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro (RJ).

Barroso, conhecido por seu apoio à operação Lava Jato, destacou que algumas decisões dos ministros do STF foram “controvertidas” e atrapalharam ações de enfrentamento à corrupção. Ele mencionou especificamente a anulação de condenações, incluindo a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que permitiu o retorno do ex-presidente à política.

“O Supremo anulou o processo contra um dirigente de empresa estatal que tinha desviado alguns milhões porque as alegações finais foram apresentadas pelos réus colaboradores e pelos réus não colaboradores na mesma data, sem que isso tivesse trazido nenhum prejuízo. Também acho que atrapalhou o enfrentamento à corrupção”, afirmou Barroso. Ele também relembrou o afastamento e posterior anulação da sentença do senador Aécio Neves (PSDB), acusado de corrupção passiva e obstrução de investigações por aceitar uma propina de R$ 2 milhões da J&F, dos irmãos Batista.

Barroso criticou ainda o afastamento de magistrados que julgaram processos relacionados à Lava Jato, chamando a medida de “ilegítima, arbitrária e desnecessária”. Apesar de muitas vezes ter sido voto vencido, Barroso ressaltou que isso não justifica desrespeitar aqueles que pensam de maneira diferente.

No evento, o ministro reafirmou seu apoio a decisões progressistas do STF, como a equiparação do crime de homofobia ao de racismo, o reconhecimento da união homoafetiva, a permissão do aborto em casos de anencefalia e a liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias. Para Barroso, a importância de um tribunal não deve ser medida por pesquisas de opinião pública, pois “existem na sociedade interesses conflitantes e sempre haverá queixas e insatisfações”.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.