Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STF anuncia acordo com Executivo e Legislativo para manutenção de Emendas Parlamentares com novos critérios de transparência

STF anuncia acordo com Executivo e Legislativo para manutenção de Emendas Parlamentares com novos critérios de transparência


Nesta terça-feira (20), o Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou um importante acordo entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sobre a continuidade das emendas parlamentares. O consenso foi alcançado durante uma reunião crucial que contou com a presença de ministros do STF, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de representantes do governo, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

De acordo com a nota oficial emitida pelo STF, as emendas parlamentares serão mantidas, mas deverão atender a novos critérios de transparência, rastreabilidade e correção. Esses critérios visam garantir maior clareza e responsabilidade na alocação de recursos públicos, respondendo a preocupações sobre o uso adequado das emendas.

Principais Pontos do Acordo:

  1. Emendas Individuais:
    • Transferência especial (emendas Pix): Continuam impositivas, mas agora exigem a identificação antecipada do objeto, prioridade para obras inacabadas e prestação de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU).
    • Demais emendas individuais: Permanecem impositivas, com a necessidade de regulação sobre critérios objetivos para determinar impedimentos técnicos, a serem estabelecidos em até dez dias através de um diálogo institucional entre Executivo e Legislativo.
  2. Emendas de Bancada:
    • Serão destinadas a projetos estruturantes nos Estados e no Distrito Federal, conforme definido pelas bancadas, sem a possibilidade de individualização.
  3. Emendas de Comissão:
    • Destinadas a projetos de interesse nacional ou regional, a serem definidos conjuntamente entre Legislativo e Executivo, com procedimentos a serem estabelecidos também em até dez dias.

Além disso, foi acordado que o Executivo e o Legislativo ajustarão a vinculação das emendas parlamentares à receita corrente líquida, para que o crescimento dessas emendas não ultrapasse o aumento proporcional das despesas discricionárias. O relator do processo, no devido tempo, reexaminará o caso.

Este acordo marca um esforço conjunto para garantir a governabilidade e a transparência na aplicação de recursos públicos, mantendo o equilíbrio entre os poderes e a eficiência na gestão orçamentária do país.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.