Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo Lula aprovou liberação de emendas, diz Câmara em ofício ao STF

Governo Lula aprovou liberação de emendas, diz Câmara em ofício ao STF


A Câmara dos Deputados enviou na madrugada desta sexta-feira (27/12) um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, argumentando pela liberação dos R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão suspensos no início da semana. O documento destaca que a liberação das verbas teve aval do governo Lula, incluindo aprovação de quatro ministérios e da Casa Civil, vinculada à Presidência da República.

Banner 2 Ebooks – Black de Natal 300×250

Banner Seguro Veículo 300×250

De acordo com a Câmara, o processo foi analisado pelos ministérios da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Gestão e Inovação e Relações Institucionais, além da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. “A questão foi analisada por todos esses órgãos, que consideraram o procedimento adotado inteiramente legal e em conformidade com as decisões do Tribunal”, aponta o ofício.

A suspensão dos pagamentos, determinada pelo ministro Flávio Dino na última segunda-feira (23/12), afetou 5.449 emendas de comissão, sob o argumento de que a Câmara deveria apresentar as atas das sessões das comissões permanentes responsáveis pela aprovação dos recursos. A decisão travou o pagamento de uma fatia significativa do orçamento da União, destinada a atender demandas regionais.

No documento, a Câmara também rebateu as acusações de que a suspensão das comissões teria sido uma “manobra” política, afirmando que a medida visava acelerar as votações pendentes. Por fim, pediu a revogação da decisão do ministro Dino e a retomada do pagamento das emendas.



Link da fonte aqui!