Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo Lula dá 72h para Meta explicar sobre fim da checagem de postagens

Governo Lula dá 72h para Meta explicar sobre fim da checagem de postagens


A Advocacia-Geral da União (AGU) notificará a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, para esclarecer sua decisão de encerrar a checagem de dados nas plataformas Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp. A ordem partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após reunião com ministros nesta sexta-feira (10), no Palácio do Planalto. A empresa terá 72 horas para responder e detalhar sua política para o Brasil.

Banner 2 Ebooks – Black de Natal 300×250

Banner Seguro Veículo 300×250

Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, o governo está preocupado com a falta de clareza na decisão da Meta e com os possíveis impactos para os brasileiros. “Queremos que a empresa explique categoricamente às autoridades brasileiras como protegerá crianças, adolescentes, mulheres e pequenos comerciantes que utilizam suas plataformas como modelo de negócio”, afirmou o ministro.

Messias também apontou que as mudanças podem gerar vulnerabilidades aos usuários: “As novas medidas podem afetar pessoas que usam frequentemente essa plataforma. Não sabemos claramente qual é essa nova política.”

A decisão de notificar a Meta foi debatida em uma reunião realizada no Palácio do Planalto com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Jorge Messias (AGU), Juscelino Filho (Comunicações) e Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), além de secretários-executivos das pastas da Fazenda e da Justiça.

O presidente Lula enfatizou a importância de preservar a soberania nacional, mesmo diante de gigantes multinacionais. “Toda e qualquer empresa, nacional ou multinacional, terá que respeitar o arcabouço legal brasileiro e a Justiça brasileira”, declarou Rui Costa.

O ministro da Casa Civil também destacou a preocupação do governo com a possível ampliação da disseminação de fake news após o fim da checagem de dados. “Quando esse controle deixa de existir, abre-se espaço para a divulgação de notícias falsas, o que é extremamente preocupante”, disse.

A decisão da Meta de encerrar a checagem de informações, realizada por atores externos às plataformas, gerou reações negativas dentro e fora do Brasil. Para o governo brasileiro, a medida pode deixar milhões de usuários vulneráveis, especialmente em um momento em que o controle da desinformação é crucial para garantir a integridade digital e social.

“Eu quero dizer para essa empresa que a sociedade brasileira não ficará ameaçada por esse tipo de política”, afirmou Messias, reforçando que o governo quer mais clareza sobre os critérios que a Meta adotará para conter conteúdos prejudiciais.

O governo Lula tem dado prioridade ao debate sobre a regulação das redes sociais.



Link da fonte aqui!