Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cícero Lucena inicia projeto ‘Nefro em Rede’ e planeja zerar fila para assistência a pacientes com doenças renais

Cícero Lucena inicia projeto ‘Nefro em Rede’ e planeja zerar fila para assistência a pacientes com doenças renais

O prefeito Cícero Lucena deu início, nesta quarta-feira (22), ao projeto ‘Nefro em Rede’, uma iniciativa que tem como meta zerar a fila de pacientes que aguardam consultas em nefrologia — especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema urinário, especialmente as que afetam os rins. A solenidade de lançamento aconteceu na Policlínica de Jaguaribe e, segundo o gestor, a ação busca atender cerca de 2.500 pessoas que aguardam esse tipo de assistência em João Pessoa.

“Estamos implementando uma abordagem que prioriza a medicina preventiva, ampliando o número de consultas e adotando uma triagem abrangente para reduzir a fila de espera. Além disso, estamos aplicando novos protocolos e metodologias para acelerar o atendimento, diminuir o tempo entre os exames e o diagnóstico e, principalmente, aliviar o sofrimento dos pacientes”, destacou o prefeito, ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra.

Os pacientes classificados em risco azul e verde serão atendidos em 31 turnos extras, que começam nesta quarta-feira. Em cada turno, 54 pacientes previamente agendados receberão atendimento. As ações ocorrerão as quartas e quintas-feiras, sempre na Policlínica de Jaguaribe, e continuarão pelos próximos meses até que todos os pacientes da demanda reprimida sejam atendidos.

Nova fase na Saúde – O secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira, destacou que o projeto marca uma nova fase da saúde pública de João Pessoa. Após o avanço da alta complexidade — com a aquisição de equipamentos modernos de hemodiálise e a criação do primeiro centro municipal totalmente administrado pela Prefeitura, sem terceirização—, o foco agora é reforçar a atenção primária.

“O objetivo é identificar pacientes com risco de desenvolver doença renal e que possam futuramente precisar de hemodiálise. Começaremos com mutirões ambulatoriais para atender a demanda reprimida e, depois, implantaremos um atendimento contínuo, capaz de prevenir a evolução da doença renal crônica, frequentemente associada à hipertensão e ao diabetes”, explicou o secretário.

Mutirão de atendimentos – Dentro do projeto, o paciente será atendido por um médico e, caso não tenha exames recentes, poderá realizá-los imediatamente. Em seguida, terá uma consulta de retorno online agendada em até 90 dias, para ajustes de conduta e adequação de tratamento que reduzem o avanço da doença renal crônica.

A médica nefrologista Laís Medeiros reforçou que a ação foi planejada para eliminar a fila de espera e acontece em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Hospital Universitário Lauro Wanderley. “Identificamos uma grande demanda reprimida por consultas com nefrologistas. Em resposta, organizamos um mutirão de atendimentos com o objetivo de zerar a fila e melhorar a saúde renal da população. Os casos mais graves serão atendidos no Hospital Universitário, em três sábados de novembro — dias 8, 22 e 29”, explicou.

Os pacientes devem procurar a unidade de saúde da família (USF) de referência, onde será feito o agendamento. Após a consulta, terão acesso aos exames necessários. A Prefeitura, em parceria com o Lacen da Policlínica de Jaguaribe e o laboratório do Hospital Universitário, garantirá a realização dos testes. Assim, durante o atendimento, o médico já poderá solicitar exames e o paciente sairá com a coleta realizada no mesmo dia.

Assistência aos pacientes – O comerciante João Medeiros foi um dos primeiros a ser atendido e destacou a importância da iniciativa. “Saber que temos essa assistência facilita muito, porque acelera o diagnóstico e o tratamento. Isso é fundamental para evitar o agravamento do quadro. Gostei muito do atendimento na Policlínica”, afirmou o usuário.

Cristina Cavalcante

Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.