Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão aprova projeto que unifica protocolos de atendimento pré-natal em todo o País – Notícias

Comissão aprova projeto que unifica protocolos de atendimento pré-natal em todo o País – Notícias


10/01/2024 – 13:20  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Deputada Amanda Gentil recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3981/23, que deixa claro no Estatuto da Criança e do Adolescente que todos os estabelecimentos e profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) devem seguir os protocolos de pré-natal formulados, revisados e atualizados pelo Ministério da Saúde.

A utilização padronizada de protocolos de abrangência nacional não excluirá a adoção complementar de publicações dos estados e municípios, conforme as particularidades regionais.

A ideia da autora do projeto, deputada Dani Cunha (União-RJ), é implementar, nas unidades de atendimento pré-natal, boas práticas a serem adotadas por todas as equipes de saúde do SUS, sem esquecer a diversidade da população brasileira.

Consultas regulares
A relatora, deputada Amanda Gentil (PP-MA), apresentou parecer pela aprovação da proposta. Ela concordou com o argumento de que a medida contribuirá para gestações mais saudáveis no Brasil, com redução da mortalidade materna.

“Um dos primeiros pontos que demandam avanço refere-se ao número regular de seis consultas de pré-natal durante os nove meses de gestação”, defendeu Amanda Gentil. “Infelizmente, segundo informações do governo federal, dos 5,7 mil municípios brasileiros, cerca de 2 mil não atingiram esse objetivo, ou um a cada três municípios”, disse.

A relatora acrescentou que é no transcurso das seis consultas do pré-natal que a gestante descobre se ela e a criança estão bem ou se há algum problema que necessita de atendimento especializado.

“Para uniformizar os procedimentos técnicos dos órgãos de saúde que prestam assistência à gestante, podemos citar o Protocolo da Atenção Básica (Saúde das Mulheres), o Manual de Atenção ao Pré-natal de Alto Risco e o Manual de Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco”, afirmou ainda Amanda Gentil.

A lei vigente assegura às gestantes nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do SUS.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcia Becker



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.