Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova redução de carga horária e auxílio alimentação para Guardas Municipais

Câmara aprova redução de carga horária e auxílio alimentação para Guardas Municipais


Ao todo, os vereadores aprovaram 25 matérias na votação desta quinta-feira (21), incluindo o Plano Diretor, a revisão do Plano Plurianual e o Orçamento para 2024

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJ) aprovou a redução da carga horária dos Guardas Municipais (GM) de 40 para 30 horas semanais. A categoria também foi beneficiada pela aprovação do auxílio alimentação. Ao todo, os vereadores votaram 25 matérias nesta quinta-feira (21), incluindo o Plano Diretor, a revisão do Plano Plurianual e o Orçamento para 2024.

Além de reduzir a jornada semanal dos Guardas Municipais, o PLC 53/2023 também institui a Gratificação de Produtividade de Atividade Fim (GPAF) para os servidores que trabalharem além das 30 horas da jornada normal, assumindo plantões extras. Já o PLO 1894/2023 institui o auxílio alimentação para a categoria, equivalente a 23,5% do vencimento básico da classe padrão inicial do grupo funcional da Guarda Civil Municipal de João Pessoa.

Os vereadores parabenizaram a categoria pelas conquistas, destacando o merecimento da Guarda Municipal pelos serviços prestados. “A Guarda Municipal é uma das categorias que mais honra a cidade de João Pessoa, a que mais evolui ao longo dos últimos anos”, afirmou Milanez Neto (PV).

“A Guarda não é mais aquela antiga, que fazia só a vigilância dos prédios públicos. Hoje faz parte da segurança de todos os cidadãos que precisam dela”, elogiou Eliza Virgínia (PP). Tarcísio Jardim (PP) agradeceu à Prefeitura, especialmente à Procuradoria Geral Municipal, pela celeridade ao processo de concessão de melhorias para a categoria.

Os vereadores Junio Leandro (PDT) e Marcos Henriques (PT) também parabenizaram a categoria pelas conquistas, e desejaram que outros benefícios sejam concedidos, como a atualização do Plano de Cargos e Carreiras.

Outras Matérias

De autoria do Executivo Municipal, ainda foram aprovadas as seguintes matérias: o PLC 52/2023, que concede incentivo fiscal para estímulo de atividades relacionadas aos serviços gráficos; o PLO 1881/2023, que cria o projeto Procon Solidário; o PLO 1889/2023, que altera a sistemática de progressão funcional dos servidores efetivos da Controladoria Geral do Município, promovendo isonomia entre os membros da carreira; e o PLO 1899/2023, para ajuste do auxílio dos cuidadores.

De iniciativa dos vereadores, foram aprovados os seguintes projetos: o PLO 594/2021, que institui o programa ‘Adote um Animal”, de autoria de Guga (PP); o PLO 819/2021, que cria o Apadrinhamento Afetivo de Idosos, de Bruno Farias (Cidadania); o PLO 1674/2023, que dispõe sobre a remoção dos telefones públicos inativos, de Marmuthe Cavalcanti (Republicanos); o PLO 1500/2023, que dispõe sobre a instalação de painéis para anúncios em edifícios; oito Projetos de Decreto Legislativo concedendo honrarias a personalidades da Capital; um reconhecimento de utilidade pública e quatro denominações de ruas e equipamentos públicos.



Link da fonte aqui!