Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão aprova projeto que concede desconto para pessoa com deficiência em hotel sem acessibilidade – Notícias

Comissão aprova projeto que concede desconto para pessoa com deficiência em hotel sem acessibilidade – Notícias


12/01/2024 – 12:43  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Paulinho Freire foi o relator do projeto de lei

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro proposta que garante a pessoas com deficiência desconto de 10% na diária de hotéis ou pousadas que, por razões técnico-estruturais, não oferecem dormitório acessível.

Atualmente, o Estatuto da Pessoa com Deficiência já exige que hotéis e pousadas ofertem, pelo menos, 10% dos dormitórios com acessibilidade, com o mínimo de uma unidade.

Pelo texto aprovado, os estabelecimentos que, por impossibilidade técnica devido a riscos estruturais da edificação, não possam cumprir a meta deverão comprovar a condição por meio de laudo técnico estrutural e garantir desconto de 10% na diária para pessoas com deficiência.

O descumprimento da regra sujeita o infrator a multa ou suspensão do alvará de funcionamento.

Substitutivo
O texto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Paulinho Freire (União-RN) ao Projeto de Lei 230/19, do ex-deputado Roberto de Lucena (SP).

“É uma solução inteligente para a questão, pois torna mais justa a competição entre os meios de hospedagem já existentes e compensa economicamente a pessoa com deficiência que se hospeda em dormitórios pouco acessíveis”, disse Freire.

A proposta estabelece ainda que um aviso sobre o direito à redução na diária seja colocado em local visível no hotel. Além disso, os sites dos estabelecimentos deverão informar sobre as unidades para pessoas com deficiência.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar



Link da fonte aqui!