Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF


O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos divulgou, nesta quarta-feira (17), um relatório com críticas às decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. 

Apesar de serem decisões do judiciário, o documento acusa o governo brasileiro de tentar forçar a rede social X, e outras redes sociais, a censurar mais de 300 contas, incluindo a do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e do Tribunal Superior Eleitoral. 

O texto é assinado pelo republicano Jim Jordan, aliado político do ex-presidente norte-americano Donald Trump. 

Segundo o parlamentar, o documento expõe uma suposta campanha de censura do Brasil. Ele também diz que o relatório traz um estudo de caso de como um governo pode justificar a censura em nome do fim do chamado discurso de “ódio”. De acordo com o texto, o dono da rede social X, Elon Musk, tem enfrentado críticas e ataques de governos de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos. 

Além disso, cita que, no Brasil, a suposta censura ao partido político adversário e aos jornalistas investigativos ocorre por meio de ordem judicial. 

Por fim, o relatório pede ações do Congresso americano para proteger a liberdade de expressão. 

A reportagem aguarda o posicionamento do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal Eleitoral. 



Link da fonte aqui!