Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procon-JP orienta consumidor sobre o uso consciente do décimo terceiro salário

Procon-JP orienta consumidor sobre o uso consciente do décimo terceiro salário


Você já sabe o que vai fazer com o décimo terceiro salário? Se ainda não planejou o que fazer com esse dinheiro extra, precisa ficar atento às dicas da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor para usar o abono de forma consciente. O décimo terceiro pode ser pago em parcelas e, no caso dos trabalhadores de empresas privadas, a primeira deve ser quitada até o próximo dia 30 de novembro e, a segunda, até o próximo dia 20 de dezembro. No serviço público, a primeira parcela geralmente é paga aos servidores no mês de junho.

Como primeiro alerta, o Procon-JP chama a atenção, principalmente, para aquelas pessoas que estão com o orçamento doméstico mensal muito ‘apertado’ devido a dívidas acumuladas ou a vencer. Utilizar o abono para esse fim pode ser uma ótima opção.

Para o secretário Rougger Guerra, saldar dívidas pendentes com o salário extra pode ser a melhor forma do consumidor entrar o novo ano em condições de planejar alguns gastos que considera importantes e que estavam impedidos devido a débitos que comprometiam mensalmente o orçamento familiar. “Quem tiver condições de usar o abono, ou uma parte dele, deve fazê-lo, para que o novo ano chegue com folga financeira”.

Impostos – Outra orientação é quanto prestar atenção às despesas comuns aos primeiros meses do ano como matrícula escolar, IPTU, IPVA, Imposto de Renda entre outras. Como o pagamento dos impostos é obrigatório e deve ser realizado, dê preferência a quitar esses débitos em parcela única para aproveitar os descontos oferecidos.

Rougger Guerra alerta, ainda, que o consumidor que vai guardar o dinheiro para pagar essas contas, deve tentar negociar uma redução nos juros e multas e, durante a negociação, ficar atento para juros exorbitantes seja na quitação ou na entrada para um acordo mais vantajoso.

Bens e Serviços – Agora, quem vai gastar o abono na compra de algum bem ou realizar algum serviço que esteja necessitando ou desejando deve fazer a transação, de preferência à vista, para conseguir descontos. “Outra coisa que deve ser evitada é agir por impulso adquirindo bens ou realizando algum serviço que não seja necessário ou urgente”.

Emergência – Outro conselho se refere a guardar o abono para uma emergência, o que pode ser feito através de uma poupança ou uma aplicação bancaria que aumente essa renda extra mensalmente. Esse tipo de medida preventiva traz tranquilidade e garante que o orçamento doméstico não sofra um grande abalo em uma urgência médica, por exemplo.

Viagens – Mas, se o consumidor está com expectativa de um descanso junto à família, pode usar o décimo para aquela viagem tão desejada. “O lazer também deve ser bem planejado para não ultrapassar a quantia que foi recebida e comprometer o orçamento mensal nos primeiros meses do ano ao contrair novas dívidas. Tente pagar tudo à vista, mesmo ao adquirir pacotes em agências de viagens”.

Gastos natalinos – Esta é também uma época de festejos natalinos, em que há o desejo de decorar a casa ou realizar algum melhoramento como uma pintura nova. Nesse caso, o conselho é ficar atento para gastos desnecessários, aproveitando itens dos anos anteriores que estejam em bom estado, a exemplo de adereços natalinos. Mesmo considerando algumas despesas inevitáveis como presentes, roupas, calçados e alimentos típicos da época, é importante ir com calma.

Rougger Guerra complementa: o ideal é reaproveitar o que puder, inclusive roupas e calçados. “Lembre que janeiro é mês de promoções e o que não for imprescindível agora pode ser adiado para o primeiro mês do ano. Quanto às confraternizações em que precisa preparar alimentos, tente fazer apenas o que for ser consumido durante a festa”.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Recepção: 83 3213-4702

Procon-JP na sua mão: 83 98665-0179

WhatsApp Transporte público: 83 98873-9976

Instragram: @procon-jp

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br

Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.