Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara analisa projeto que prevê atendimento prioritário de mães e pais atípicos no SUS; acompanhe – Notícias

Câmara analisa projeto que prevê atendimento prioritário de mães e pais atípicos no SUS; acompanhe – Notícias


11/03/2025 – 16:32  
•   Atualizado em 11/03/2025 – 17:11

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Plenário da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados analisa agora, na sessão do Plenário, proposta para atendimento prioritário de mães e pais atípicos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluído o atendimento psicossocial. Esses pais são aqueles com filhos com doenças raras ou deficiências que exijam cuidados especiais.

Segundo o Projeto de Lei 3124/23, o mesmo tratamento será dado a cuidadores responsáveis pela guarda e proteção de pessoa com deficiência, transtorno ou doença que demande cuidados especiais.

A relatora do projeto, deputada Simone Marquetto (MDB-SP), afirmou que as mães atípicas enfrentam desafios únicos e complexos. “Cerca de 70% dos pais abandonam as mães de filhos com deficiência antes mesmo dos 5 anos de idade. O nível de estresse dessas mães se compara ao de soldados em situação de guerra”, disse.

A proposta oferece diretrizes e ações para proteção e acompanhamento psicológico e terapêutico para mulheres responsáveis pela criação de filhos com deficiência, síndromes, transtornos e doenças raras. “Essas mulheres, na sua maioria, renunciam a suas vidas profissionais e pessoais para se dedicar a seus filhos, o que com certeza acarreta sobrecarga física e emocional”, afirmou a deputada.

Uso do cordão
O projeto também regulamenta o uso do cordão que traz o símbolo do quebra-cabeças para pessoas com transtorno do espectro autista. “Eu me deparei no aeroporto onde uma criança foi barrada para entrar com o cordão que traz o símbolo do quebra-cabeças. Poucas pessoas sabem que esse cordão não era regulamentado”, disse Simone Marquetto.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo

Reportagem – Tiago Miranda e Francisco Brandão
Edição – Pierre Triboli



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.