Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bolsonaro pode perder patente e salário de capitão do Exército se for condenado no STF, afirma presidente do STM

Bolsonaro pode perder patente e salário de capitão do Exército se for condenado no STF, afirma presidente do STM


A presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá perder a patente de capitão do Exército e o salário correspondente, mesmo sendo militar reformado, caso seja condenado a mais de dois anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal no processo que o acusa de envolvimento em uma suposta trama para subverter a ordem democrática.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A possível perda da patente — medida extrema e raríssima — representaria um terremoto político e simbólico na já conturbada trajetória de Bolsonaro, que construiu parte de sua identidade política justamente sobre a imagem de “militar patriota”. Mas, segundo a ministra, nem a farda está acima da Constituição. “É importante mostrar para a sociedade que ninguém está acima da lei”, afirmou Maria Elizabeth Rocha, a primeira mulher a presidir o STM em seus 217 anos de existência.

Se condenado no STF por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro poderá ser enquadrado também pela Justiça Militar, que avaliará sua “dignidade para o oficialato”. Trata-se de um rito previsto em lei para militares condenados por crimes incompatíveis com a ética e a honra das Forças Armadas. A consequência máxima seria a expulsão simbólica do Exército, com perda da patente e do salário vitalício de capitão reformado.

O mesmo risco jurídico atinge outros oficiais envolvidos nas investigações sobre articulações contra o Estado Democrático de Direito. Estão na mira generais da ativa e da reserva, coronéis e até um almirante. Para Maria Elizabeth, o julgamento — se ocorrer — terá peso histórico: “Não é apenas uma questão disciplinar ou administrativa, é uma questão de compromisso com a democracia”, declarou.



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.