Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parlamentares pedem derrubada de veto à desoneração da folha de pagamento de 17 setores; acompanhe – Notícias

Deputados reunidos no plenário


14/12/2023 – 14:52  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Deputados reunidos em Plenário

Parlamentares pedem derrubada de veto à proposta que prorroga desoneração da folha de pagamento de 17 setores. Eles afirmam que não houve sinalização de acordo concreto pelo governo, que vetou a proposta em novembro.

O senador Efraim Filho (União-PB) criticou a tributação da folha de pagamentos e disse que os empresários foram surpreendidos com o veto. “São setores que já começaram a puxar o freio, a suspender novos negócios, a criação de novas filiais ou a ampliação das estruturas”, disse.

Ele afirmou que a única opção do Congresso é derrubar o veto. “Vai trazer segurança jurídica para quem empreende, paz de espírito para quem trabalha, e esperança para quem está na fila do desemprego”, disse.

O deputado Domingos Sávio (PL-MG) destacou que o fim da desoneração tem impacto nas empresas a partir de janeiro. “Estamos tratando da manutenção de empregos em setores como a construção civil, vestuário e calçados”, disse.

Para o deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), o governo não quis negociar a questão da desoneração. “É uma conversa que não existiu ao debater o tema na Câmara e no Senado. São setores que não puderam se programar para o ano que vem”, disse.

Responsabilidade fiscal
O líder do governo, Randolfe Rodrigues, afirmou que o Executivo está ciente da maioria formada pela derrubada do veto tanto na Câmara quanto no Senado. Ele reafirmou que há abertura para o diálogo e afirmou que os parlamentares cobram responsabilidade fiscal, mas “fecharam os olhos” para o custo de R$ 20 bilhões da desoneração.

“Essa medida não resolve o desemprego, traz impacto fiscal para a União e não beneficia todos os setores da economia”, disse. Segundo ele, há estudos apontando que a desoneração da folha não gerou empregos novos.

O deputado Bohn Gass (PT-RS) afirmou que a proposta não vai gerar empregos. “O que estamos fazendo é tirar dinheiro da saúde, da educação, para dar para empresas”

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Geórgia Moraes



Fonte link