Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara dos Deputados debate sobre greve da educação pública federal

Câmara dos Deputados debate sobre greve da educação pública federal


Às vésperas de uma definição sobre a manutenção ou o fim da greve dos servidores da educação federal, o presidente Lula voltou a pedir compreensão das categorias e demonstrou preocupação com os estudantes sem aula.  

A declaração foi durante entrevista à Rádio Verdinha, de Fortaleza, no Ceará. O presidente foi ao estado para anunciar investimentos em instituições de Educação e Saúde.  

Há mais de dois meses, os professores de universidades e institutos federais cruzaram os braços por reestruturação na carreira e reajuste salarial. Após a sexta rodada de negociações, os trabalhadores ainda avaliam a proposta do governo, em assembleias pelo país.  

Em meio a esse impasse, aconteceu um debate sobre a greve da educação pública federal, nesta quinta-feira (20), na Câmara dos Deputados. Presente do encontro, o presidente do SINASEFE, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Carlos Lobão, criticou a falta de reajuste para 2024 e comparou a outras carreiras federais.  

Em participação por videoconferência, o representante do MEC, coordenador de articulação institucional, Fernando Matos, explicou que o governo defendeu o retorno às atividades para continuar a negociação de pautas das categorias. E destacou que o reajuste salarial está proposto de forma fracionada.  

O Ministério da Gestão informou que a proposta de reajuste para as duas categorias é de aumentos em 2025 e 2026. Mas sem reajuste para este ano, por falta de orçamento, já que, no ano passado, todos os servidores federais receberam 9%. 

A última rodada de negociação com os trabalhadores da educação em greve não levou nova proposta de reajuste, mas alguns avanços, na avaliação do ANDES. A entidade disse que o MEC topou revogar, após a assinatura do acordo, da portaria que “alterou a carga horária mínima e impôs o ponto eletrônico para professores e professoras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico”.  



Link da fonte aqui!