Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo Lula impõe sigilo sobre lista de passageiros de voo presidencial com parada em São Paulo

Governo Lula impõe sigilo sobre lista de passageiros de voo presidencial com parada em São Paulo


O governo Lula colocou sob sigilo a lista de passageiros de um voo presidencial que fez uma breve parada de dez minutos em São Paulo durante o retorno de uma viagem oficial ao Chile, em agosto. As autoridades não explicaram a razão dessa decisão.

A parada ocorreu no retorno da visita ao Chile, onde Lula desembarcou em 4 de agosto, retornando ao Brasil três dias depois. A primeira-dama, Janja da Silva, não participou da viagem ao Chile e estava em São Paulo. Segundo a Folha de S.Paulo, interlocutores do governo suspeitam que a parada tenha ocorrido para que a primeira-dama embarcasse na aeronave.

Em voos longos, o que não era o caso da viagem ao Chile, a aeronave presidencial costuma realizar paradas operacionais de cerca de uma hora, e não de poucos minutos. De acordo com a Folha, o pedido de acesso à lista de passageiros, feito por meio da Lei de Acesso à Informação, foi negado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que justificou a recusa afirmando que a informação foi classificada como “grau reservado”, e só será divulgada após o término do mandato presidencial.

O GSI, responsável pela logística das viagens presidenciais, fundamentou sua decisão no artigo 25 do Decreto 7.724/12, que protege dados que possam comprometer a segurança de autoridades e seus familiares. O Palácio do Planalto não deu mais detalhes sobre o sigilo nem sobre o motivo da parada em São Paulo. Durante a viagem ao Chile, Lula foi acompanhado por 14 ministros e assessores, em uma agenda que incluiu uma reunião com o presidente Gabriel Boric e outros compromissos oficiais.



Link da fonte aqui!