Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CCJ do Senado aprova plano de trabalho para regulamentação da reforma tributária

CCJ do Senado aprova plano de trabalho para regulamentação da reforma tributária


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) o plano de trabalho para o projeto de lei que regulamenta a reforma tributária, apresentado pelo relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM). O projeto, identificado como PLC 68/2024, começa a ser debatido na próxima semana e visa regulamentar a Emenda Constitucional 132/2023, originada da PEC 45/2019.

Eduardo Braga destacou que, enquanto o projeto aguardava o início de sua tramitação, ele ouviu cerca de 550 representantes de diferentes setores da sociedade civil, que apresentaram demandas e sugestões técnicas. O plano prevê a realização de 11 audiências públicas para discutir os novos tributos sobre consumo, como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), além de temas como o impacto da reforma no PIB, regimes diferenciados de tributação, e setores como saúde, educação, infraestrutura e o sistema de cashback.

O senador também garantiu que não haverá retrocessos em políticas de desenvolvimento para as regiões Norte e Nordeste, incluindo a proteção ao Simples Nacional e à Zona Franca de Manaus. Além disso, Braga destacou a importância de manter a “trava” para a carga tributária, incluída no texto constitucional, a fim de evitar aumentos de impostos no futuro.

O plano de trabalho prevê que os debates sejam concluídos até 14 de novembro, com duas sessões temáticas no plenário, ouvindo governadores e prefeitos. O objetivo é votar o projeto nas duas casas até o final do ano. Eduardo Braga frisou a necessidade de consenso entre Senado e Câmara para facilitar a tramitação e garantir que as contribuições do Senado sejam acolhidas.



Link da fonte aqui!