13/11/2025 – 15:56
Renato Araujo/Câmara dos Deputados
Deputada Dayany Bittencourt, relatora
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui entre as prioridades para a restituição do Imposto de Renda (IR) quem reside nas áreas em que tenha sido decretado estado de calamidade pública.
O texto aprovado é a versão da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE), para o Projeto de Lei 1535/24, do deputado Junio Amaral (PL-MG). A relatora ajustou a redação, mantendo os objetivos da iniciativa original.
“As vítimas de desastres, em regra, são pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, merecendo, portanto, um tratamento humanitário diferenciado”, afirmou Dayany Bittencourt no parecer aprovado.
Atualmente, a legislação sobre o IR já confere prioridade às pessoas idosas e aos professores. Por razão das chuvas e enchentes, em 2024 o governo decidiu beneficiar também os residentes no Rio Grande do Sul.
“Considerando a proteção e a defesa civil, especialmente os benefícios decorrentes de desastres ambientais, nada mais justo que amparar as vítimas a partir de políticas tributárias”, disse Junio Amaral, autor da proposta original.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para mudar a lei, terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Da Reportagem/RM
Edição – Roberto Seabra
O prefeito Cícero Lucena assinou, na tarde desta quinta-feira (4), termo de cessão do prédio…
Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa viveram, nesta quinta-feira (4), um…
A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta quinta-feira (4), a vacinação contra o Vírus Sincicial…
A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), segue com a operação…
Saúde – A população que necessitar poderá buscar atendimento médico em uma das quatro Unidades de…
A Prefeitura de João Pessoa inicia, nesta quinta-feira (4), a partir das 12h, a vacinação…