O Governo apresentou esta sexta-feira o plano para a Educação – ‘Programa mais aulas mais sucesso’. O plano é constituído por medidas que visam combater carências do sistema, nomeadamente “pôr fim a períodos prolongados sem aulas”.
‘Programa mais aulas mais sucesso’ – Medidas
– Aumentar o limite para 10 horas semanais extraordinárias a atribuir a cada docente. Programa prevê mais 30 mil horas extraordinárias nos grupos e escolas sinalizadas
– Desenho dos horários para evitar sobreposição de disciplinas críticas, para permitir compensar a ausência de professores
– Permitir a seleção de candidatos de forma mais célere
Ambiente, água e seca foram temas de discussão do Conselho de Ministros desta sexta-feira. O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, começou por falar sobre a seca do Algarve, indicando que será necessário aliviar algumas das medidas de restrições dos diferentes tipos de consumo de água.
António Leitão Amaro garantiu que “haverá água para um ano de consumo humano, mesmo que não chova nem mais uma gota este ano”. O governo anunciou que a quantia de 103 milhões de euros para investimentos que permitam mitigar a seca sentida no Algarve, entre eles o reforço e investimento na rede urbana para diminuir as perdas que são significativas. Em conferência de imprensa foi também destacada a importância para se fomentar a utilização da água hidrográfica, importante para o setor agrícola e investimento das águas residuais.
O ministro da Presidência anunciou o aumento de 40% das vagas para recém-especialistas integrarem o Serviço Nacional de Saúde para atrair e fixar profissionais na região.