Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissão aprova projeto que garante repasses para proteção da zona costeira aos órgãos do Susp – Notícias

Comissão aprova projeto que garante repasses para proteção da zona costeira aos órgãos do Susp – Notícias


16/01/2024 – 11:33  

Bruno Spada/ Câmara dos Deputados

Coronel Telhada é o relator da proposta

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro projeto de lei que garante o repasse direto de recursos destinados à proteção e à defesa da gestão ambiental da zona costeira aos órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), para a proteção e defesa da gestão ambiental da zona costeira.

O Susp tem como órgão central o Ministério da Justiça e é integrado pelas polícias Federal, Rodoviária Federal; civis, militares, Força Nacional de Segurança Pública e corpos de bombeiros militares. Além desses, também fazem parte do Susp: agentes penitenciários, guardas municipais e demais integrantes estratégicos e operacionais do segmento da segurança pública.

A medida foi aprovada na forma do Projeto de Lei 4160/23, do deputado Jones Moura (PSD-RJ), que inclui a possibilidade desses repasses diretos na Lei 7.661/88, que trata do assunto.

Pelo texto, os órgãos do Susp designados pelos estados e municípios para essa finalidade receberão os recursos para atuar no âmbito da Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM) e da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), na execução do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) e em defesa da gestão ambiental da Zona Costeira do país e proteção do seu patrimônio natural, histórico, étnico e cultural.

Meio ambiente
O projeto também obriga os órgãos setoriais e locais do Susp a atuarem na proteção do meio ambiente na zona costeira e a encaminharem ao subsistema dados qualificados relativos ao patrimônio natural e aos impactos ao meio ambiente.

O relator, deputado Coronel Telhada (PP-SP), defendeu a aprovação do projeto. Para ele, a medida fortalece os órgãos Susp, pois, segundo ele, os órgãos enfrentam enormes dificuldades para manterem suas estruturas em pleno funcionamento.

“A propositura é legítima e tem o condão de garantir a defesa e o fortalecimento dos órgãos do Sistema Único de Segurança Pública, bem como da Política Nacional para os Recursos do Mar e da Política Nacional do Meio Ambiente, que contribuem para a elevação da qualidade de vida da população, a proteção do patrimônio natural, histórico, étnico e cultural da sociedade”, afirma o relator.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rodrigo Bittar



Link da fonte aqui!