Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria de Saúde destaca importância do exame citológico e convoca mulheres para teste de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido como Papanicolau, e convoca as mulheres a manterem o exame em dia como forma de cuidado e prevenção. O procedimento é fundamental para a detecção precoce do câncer do colo do útero e de outras alterações ginecológicas.

Por meio do exame, são coletadas células do colo do útero com o objetivo de identificar possíveis alterações celulares que podem indicar câncer do colo do útero, além de outras condições, como infecções vaginais e cervicais. Entre elas estão a candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana e infecções causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV).

Devem realizar o exame todas as mulheres entre 25 e 64 anos que tenham vida sexual ativa. O exame deve ser feito uma vez ao ano, mas, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, após dois exames anuais consecutivos com resultados normais, o Papanicolau deve ser feito a cada três anos.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rosselle Leite, destaca o exame é rápido, seguro e essencial para a promoção da saúde da mulher.

“A oferta do exame citológico na rede pública é vital porque é o principal método de rastreamento do câncer do colo do útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina brasileira. Os principais benefícios dessa oferta pelo SUS incluem a detecção precoce e a redução da mortalidade, permitindo o diagnóstico de lesões curáveis em quase todos os casos, além de garantir que mulheres de todas as classes socioeconômicas e regiões recebam o cuidado preventivo necessário, combatendo desigualdades regionais de incidência”, destaca Rosselle.

Para realizar o exame, basta que a mulher procure a Unidade de Saúde da Família (USF) onde é assistida. O atendimento ocorre por demanda espontânea, porém, de acordo com a organização de cada unidade, pode ser necessário realizar um agendamento interno.

As Unidades de Saúde da Família da Capital funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

secomjp

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.